“Precisamos agir democraticamente, dialogar e discordar, pois, do embate de idéias e palavras, surge a verdade em toda sua pureza. O que não podemos, nem devemos é travar discussões estéreis e rancorosas, difamar, ofender e denegrir os fatos.”Rafael Dandréia - 1972

NOTA: Os comentários anónimos só serão publicados após aprovação de NECS

26 de dezembro de 2011

Festa de Natal da Associação Girassol Solidário com os doentes Caboverdianos evacuados

Decorreu no passado Domingo, dia 18 na Escola Secundária Josefa de Óbidos, a festa de Natal da Associação Girassol Solidário com os doentes Caboverdianos evacuados.

As actividades começaram de manhã com teatro sobre nascimento do menino Jesus, desfile de trajes tradicionais cabo-verdianos, batuku e colá sanjon. Seguiu-se o almoço e o 'badjo, com a parte final a ser preenchida com a exibição de um filme com votos de boas festas formulados por assistentes sócias e médicos dos Hospitais Stª Marta, Estefânia e Stª Maria.

A festa do Girassol teve a colaboração de assistentes sociais dos hospitais Dona Estefânia, Santa Marta e Santa Maria, médicos do Hospital Santa Maria, assim como a Lura e Tito Paris que prontamente aderiram à ideia do filme. 

Teve ainda o apoio da Farmácia do Restelo que ofereceu toda a carne para o almoço, a Central de Cervejas que ofereceu as bebidas, Café “Paragem 28” , que disponibilizou a cozinha para a confecção da cachupa, as “cozinheiras” Elsa e Filomena e seus “respectivos ajudantes” (Cirilo, Teresa Noronha e João Rosário), os alunos cabo-verdianos de Setúbal - NECS com as suas actuações (Teatro e Desfile), filmagens e apoio no local, a Associação Moinho da Juventude e os seus grupos de Batuku e Cola Sanjon, todos os voluntários da Girassol Solidário e finalmente a Escola Josefa de Óbidos que disponibilizou o seu refeitório para que este almoço se realizasse, A festa terminou com sorteios dos cabazes e distribuição de prendas. 




Comemoração do II Aniversário do Ciclo de Tertúlias

NECS marcou presença na Comemoração do II Aniversário do Ciclo de Tertulias que teve lugar no dia 17 de Dezembro, uma data muito especial e que vai ficar marcada para sempre na história de Cabo Verde, pois foi o dia em que recebemos a triste noticia do desaparecimento físico da cantora Cesária Évora, que recebeu uma simbólica homenagem do Ciclo de Tertulias fazendo um minuto de silêncio. 

Depois da tertulia seguiu-se o Jantar de Aniversário + Sarau Cultural, e a distribuição de prémios para os tertulianos e facilitadores do ano, uma forma simbólica de estimular os tertulianos a participarem mais, estando entre os nomeados o nome de Maisa Andrade, uma tertuliana de Setúbal para o prémio de facilitadora do ano. 

Cabo Verde, 36 anos depois: Independência, Democratização e Desenvolvimento" foi o tema da conferencia  do II aniversário da “TERTÚLIA CRIOULA”




Palestra: "DEMOCRACIA E CIDADANIA - A Experiência Cabo-verdiana"


NECS participa na Palestra: "DEMOCRACIA E CIDADANIA - A Experiência Cabo-verdiana" com Drª Celeste Correia e Dr Suzano Costa organizada pela Associação Caboverdiana de Setúbal na Biblioteca Municipal de Setúbal.


25 de dezembro de 2011

NECS no XVI Enconto de Estudantes Caboverdianos em Portugal/Bragança_2011

NECS participou no XVI Enconto de Estudantes Caboverdianos em Portugal que aconteceu nos dias 2, 3 e 4 do mês de Dezembro em Bragança. O Encontro é um evento que as associações de Estudantes Cabo-verdianos em Portugal vêm realizando há 15 anos, sendo o primeiro realizado em Aveiro, com a participação de quatro cidades. À medida que os anos foram passando, o número das cidades portuguesas que acolhem estudantes cabo-verdianos foi aumentando na participação, ampliando assim a dimensão geográfica e a amplitude do debate.

Foi a primeira vez que Setúbal Participou como uma associação de Estudantes, levando para o encontro duas equipas de futebol (masc/fem) e um desfile de trajes tradicionais, Para alem das actividades desportivas e do desfile, na cometiva dos NECS foram dois jovens artistas Caboverdianos (Romeu de Lurdes e Delson Martins) que brindaram os presentes com boa musica tradicional, o desempenho dos jovens de Setubal no saraul cultural foi ovacionado em pé pelo estudantes das outras cidades.

Este ano, Encontro foi pela primeira vez a Trás-os-Montes, mais precisamente à cidade de Bragança, apesar da distancia e do frio, Bragança foi uma cidade muito acolhedora e proporcionou um excelente ambiente entre os alunos das diferentes cidades, o encontro  foi considerado pelos participantes como um exito tanto a nível cultural, social e desportivo. 



Almoço Solidário organizado pela Associação Girassol Solidário

Realizou-se no último domingo dia 20 de Novembro, na Casa da Morna, em Lisboa um almoço solidário organizado pela Associação Girassol Solidário,  esta actividade enquadra-se num almoço de solidariedade, cuja receita reverte para a festa de Natal dos doentes que vêm de Cabo Verde para tratamento em Portugal.  
Na equipa dos voluntarios estiveram presentes alguns elementos do Núcleo de Estudantes Cabo-verdianos de Setúbal (NECS), A participação do NECS nessa actividade insere-se nas várias actividades / acções que vem realizando no âmbito da colaboração junto das associações sem fins lucrativos que desenvolvem, em regime de voluntariado, acções de carácter humanitário, social, cultural e lúdico.
Dos participantes, todos consideraram uma experiência interessante, para além de permitir contribuir para uma causa solidária, também permitiu aos presentes desfrutar de uma experiencia única.

 



10 de outubro de 2011

Discriminação social,gênero e raça

 

 Dia 22 de Outubro é dia de jovens estudantes Caboverdianos reuni pa refleti um pouco sobre papel de homem e mudjer na sociedade, pa conbersa sobre discriminação que mudjeres ta sufri na alguns arias de sociadade.... se bu ta pensa ma sociedade é justo na tratamento pa homi e pa mudjer ou si bu ta pensa de mdo diferente bem divide bu visão ku nos porque bu opinião é fundamental...


E pa comemora dia da cultura caboverdiana logo depois de kel conberso tem um momento cultural onde homis ku mudjeres em pe de ugualdade ta bem fazi uma omenagem simbolica e nos KULTURA...se bu cre dança ou canta algum ritimo tipico de bu ilha bem participa e mostra o k bu ilha tem de diferente e especial... mesmo cuza em relação a gastronomia, nada pesado pamodi é so um lanche...

tarde cultural e de reflexão intelectual dia 22-10-2011
 

25 de julho de 2011

Relatório TCS - II sobre oficialização do crioulo


Realizou-se no passado dia 16 de Julho de 2011 na sede da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal (ACVS) , pelas 16 horas, a 2ª edição da tertúlia crioula Setubalense.

Esta 2ª edição teve como tema a Oficialização do Crioulo e contou com a presença dos membros ACVS, o Núcleo de Estudantes cabo-verdianos de Setúbal, alguns jovens do Bairro da Bela Vista, o coordenador da tertúlia crioula Lisboeta, Suzano Costa acompanhado de mais dois membros.

Como Coordenador da tertúlia esteve Tiago Barros, finalista do Curso de Gestão de Recursos Humanos e presidente da comissão instaladora do Núcleo de Estudantes Cabo-verdianos de Setúbal (NECS). O facilitador da tertúlia foi o Sr. Armindo Tavares, Licenciado em Dramaturgia e Bacharel em Direito e Informática, Professor da língua cabo-verdiana na Escola Superior da Educação no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), colaborador da FORCV, responsável pela reportaji di Lisboa, Presidente e director artístico do teatro Miscelânea, autor de quatro livros, um DVD, todos com peças de teatro.

Turtulia sobri ofisializason di Kiriolu

“NECS”/NSKS – Núkliu di Studantis Kabuverdianu di Setúbal, organiza na pasadu diâ dizasais di Julhu, na Asosiason Kabuverdiana di Setúbal, un tertúlia sobri Kiriolu Kabuverdianu i si Ofisializason. 

Armindo Tavares, sendu pursor di Linngua Kabuverdiana na Skóla Superior di Idukason di Setúbal, minis atxa pur ben kunbida-l pa e bai modera dibati.
Kusa komesa banda di kuatu óra di tardi, purlonga ti sérka di oitu óra di noti. Enbóra stadu di féria, maior párti di alunus dja ka sta na rizidensia di studanti, mas kau staba kuazi ti-bóka. Staba sérka di trinta algen ta sisti.

“Thiago de Barros”, un studanti di “Jeston di Rukursu Umanu”, kabuverdianu di kel ilha ki, sima Xines ten difikuldadi na fla “bá bu téra”, es, es ten difikuldadi na manda un mudjer pa da ratu (di konputador) klika, na kualidadi di mediador/organizador, komesa pa fla tudu algen ki staba la mantenha i agradese alguns prizénsa sima, purinzenplu, di turtulianu di Lisboa, Dr. “Suzano Costa”. Dispos di e fase aprizentason di paziguador, e da-l kinzi minotu pa N fase enkuadramentu di tema.

Organizador sujeri ki dibati faseda na purtuges, oliás, dja e tenba el anunsiadu na “face Book”. Nu entantu, purmeru kusa ki moderador fase, kantu N toma palavra, e le un stratu di Jornal “Expresso das Ilhas” di 27/04/2011, undi ki ta fla:
— “na kongresu di Kuadrus di Diáspora realizadu resentimenti na Mindelu, alguns kongresista apela pa proibidu uzu di lingua kabuverdianu na trabalhus di Kongresu ku alegason ma so purtuges ki e língua ofisial”.

22 de julho de 2011

Bethany Hamilton - lição de Vida



Oito anos se passaram desde que a havaiana Bethany Hamilton sofreu o acidente que mudou sua vida.
GO-SURF-BLOG-Bethany-Hamilton-SOUL-SURFER

Em 31 de outubro de 2003, Bethany foi surfar junto com a família Blanchard – Alana, pai e irmão – em Tunnels Beach, no Kauai. Durante a sessão, foi atacada por um tubarão tigre enquanto estava deitada em sua prancha. A então adolescenteperdeu o braço esquerdo e mais de 60% de seu sangue.

Parecia o fim de uma carreira promissora. Mas, incrivelmente ela deu a volta por cima e um mês depois do ataque já estava de volta ao mar.
Um ano depois Hamilton já estava competindo e em poucos meses venceu o seuprimeiro título nacional. Daí para frente não parou mais. Em 2007, Bethany realizou seu sonho ao tornar-se surfista profissional e virou presença garantida nos campeonatos da ASP. Por pouco não se classificou para o Word Tour deste ano.

Essa história deu origem ao filme “Soul Surfer” , A obra é baseada na biografia de Hamilton, que leva o mesmo nome do filme, e contará a história de vida da surfista. O elenco é formado Anna Sophia Robb, Dennis Quaid, Helen Hunt e Carrie Underwood.
TRAILLER
MY STORY
TSB-22 de Julho de 2011

6 de julho de 2011

II Tertúlia Crioula Setubalense- TCS

Enquadrado nas actividades comemorativas do 36.º aniversario da independencia de Cabo Verde, na nossa proxima tertulia no dia 16 de julho vamos falar sobre a oficaialização do crioulo e o impacto na sociedades caboverdina.

Existem em Cabo Verde  duas línguas nacionais: o Crioulo e o Português. Só o Português ganhou o estatuto de língua oficial. Para o Crioulo, considerado por muitos como um “Português mal falado” ou, na melhor das hipóteses, um “dialecto” do Português, foi anunciada para breve um novo estatuto: o de “lingua de ensino e da administração”.

Os caboverdianos tem que ter a consciencia de que falam duas linguas bem diferenciadas, ambas legítimas e de igual valor, e que a lingua crioula não só não deve ser escondida , deve tambem ser desenvolvida. A  oficialização de criolo devide os caboverdianos,  pode reunir um mínimo consensual, mas não consegue a unanimidade das vontades públicas porque os pontos de discordância são muitos e variados.

Crioulo é uma criação original dos cabo-verdianos, cuja origem, evolução e consolidação têm a história que todos nós conhecemos. Não se pode ignorar o seu enraizamento na cultura cabo-verdiana nem a autenticidade com que ele se entretece na alma cabo-verdiana.

Thiago Barros

28 de junho de 2011

Relatório da 1ª Tertúlia Crioula Setubalense

Realizou-se no dia 25 de junho de 2011, pelas 16 horas a primeira Tertúlia Crioula Setubalence. Setúbal serviu de rampa de lançamento para a rúbrica da Tertúlia Crioula de Lisboa “Tertúlia Crioula Itinerante”. Pretendendo-se alargar a tertúlia à varias cidades portuguesas onde existem comunidades significativas de estudantes caboverdianos.

Está iniciativa de trazer a tertúlia Crioula para setúbal foi bem aceite pela associação cabo-verdiana de Setúbal (ACVS), juntamente com o Núcleo de Estudantes cabo-verdianos (NECS) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) .

Estiveram presentes no encontro vários membros da Associação Cabo-verdiana de Setúbal, os estudantes Cabo-verdianos do IPS, jovens da Bela Vista e também os tertulianos de Lisboa.

A Tertúlia iniciou-se com a intervenção de Suzano Costa que fez a apresentação e alguns agradecimentos pela iniciativa e colaboração da associação caboverdiana e também do Núcleo de Estudantes por terem aceitados de braços abertos e acolhido a rúbrica da “tertúlia crioula itinerante” em Setúbal.

Depois seguiu-se um momento em que a Felismina Mendes presidente da ACVS agradeceu e deu as boas vindas a todos os presentes na primeira Tertúlia Crioula Setubalence. A tertúlia passará a ser um espaço de reflexão dos jovens universtitários caboverdianos de Setúbal, juntamente com a comunidade e funcionará na sede da ACVS.

18 de junho de 2011

Iniciativa e Vontade

O Nucleo de Estudantes de Setubal veio pra fazer a diferença e para isso nao é preciso realizar grandes feitos pois com o pouco que cada um dá podemos voar longe e levar pra frente as nossas ideias, os nossos planos e objectivos aos jovens e a toda comunidade caboverdiana em setubal com a força da nossa uniao queremos fazer valer a fraze "querer é poder"  !!

Um abraço
Maisa

13 de junho de 2011

tertúlia crioula setubalense

dia 25 de Junho na associação caboverdiana de Setúbal

tema: O contributo da Diáspora  no desenvolvimento de Cabo Verde

5 de junho de 2011

Espaço de Reflexão

“Precisamos agir democraticamente, dialogar e discordar, pois, do embate de idéias e palavras, surge a verdade em toda sua pureza. O que não podemos, nem devemos é travar discussões estéreis e rancorosas, difamar, ofender e denegrir os fatos.” Rafael Dandréia - 1972

3 de junho de 2011

Informaões

NESC vêm avisar a todos que agora se encontra ligado no facebook, pede a todos que entrem na  pagina e se gostarem é só clicar "gosto". E tambem podem ser seguidores do  blog, através do vosso  email  receberão msgs de eventos criados por NECS.

Cumprimentos a todos,

NECS