Realizou-se no dia 25 de junho de 2011, pelas 16 horas a primeira Tertúlia Crioula Setubalence. Setúbal serviu de rampa de lançamento para a rúbrica da Tertúlia Crioula de Lisboa “Tertúlia Crioula Itinerante”. Pretendendo-se alargar a tertúlia à varias cidades portuguesas onde existem comunidades significativas de estudantes caboverdianos.
Está iniciativa de trazer a tertúlia Crioula para setúbal foi bem aceite pela associação cabo-verdiana de Setúbal (ACVS), juntamente com o Núcleo de Estudantes cabo-verdianos (NECS) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) .
Estiveram presentes no encontro vários membros da Associação Cabo-verdiana de Setúbal, os estudantes Cabo-verdianos do IPS, jovens da Bela Vista e também os tertulianos de Lisboa.
A Tertúlia iniciou-se com a intervenção de Suzano Costa que fez a apresentação e alguns agradecimentos pela iniciativa e colaboração da associação caboverdiana e também do Núcleo de Estudantes por terem aceitados de braços abertos e acolhido a rúbrica da “tertúlia crioula itinerante” em Setúbal.
Depois seguiu-se um momento em que a Felismina Mendes presidente da ACVS agradeceu e deu as boas vindas a todos os presentes na primeira Tertúlia Crioula Setubalence. A tertúlia passará a ser um espaço de reflexão dos jovens universtitários caboverdianos de Setúbal, juntamente com a comunidade e funcionará na sede da ACVS.