Páginas

25 de julho de 2011

Relatório TCS - II sobre oficialização do crioulo


Realizou-se no passado dia 16 de Julho de 2011 na sede da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal (ACVS) , pelas 16 horas, a 2ª edição da tertúlia crioula Setubalense.

Esta 2ª edição teve como tema a Oficialização do Crioulo e contou com a presença dos membros ACVS, o Núcleo de Estudantes cabo-verdianos de Setúbal, alguns jovens do Bairro da Bela Vista, o coordenador da tertúlia crioula Lisboeta, Suzano Costa acompanhado de mais dois membros.

Como Coordenador da tertúlia esteve Tiago Barros, finalista do Curso de Gestão de Recursos Humanos e presidente da comissão instaladora do Núcleo de Estudantes Cabo-verdianos de Setúbal (NECS). O facilitador da tertúlia foi o Sr. Armindo Tavares, Licenciado em Dramaturgia e Bacharel em Direito e Informática, Professor da língua cabo-verdiana na Escola Superior da Educação no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), colaborador da FORCV, responsável pela reportaji di Lisboa, Presidente e director artístico do teatro Miscelânea, autor de quatro livros, um DVD, todos com peças de teatro.

Turtulia sobri ofisializason di Kiriolu

“NECS”/NSKS – Núkliu di Studantis Kabuverdianu di Setúbal, organiza na pasadu diâ dizasais di Julhu, na Asosiason Kabuverdiana di Setúbal, un tertúlia sobri Kiriolu Kabuverdianu i si Ofisializason. 

Armindo Tavares, sendu pursor di Linngua Kabuverdiana na Skóla Superior di Idukason di Setúbal, minis atxa pur ben kunbida-l pa e bai modera dibati.
Kusa komesa banda di kuatu óra di tardi, purlonga ti sérka di oitu óra di noti. Enbóra stadu di féria, maior párti di alunus dja ka sta na rizidensia di studanti, mas kau staba kuazi ti-bóka. Staba sérka di trinta algen ta sisti.

“Thiago de Barros”, un studanti di “Jeston di Rukursu Umanu”, kabuverdianu di kel ilha ki, sima Xines ten difikuldadi na fla “bá bu téra”, es, es ten difikuldadi na manda un mudjer pa da ratu (di konputador) klika, na kualidadi di mediador/organizador, komesa pa fla tudu algen ki staba la mantenha i agradese alguns prizénsa sima, purinzenplu, di turtulianu di Lisboa, Dr. “Suzano Costa”. Dispos di e fase aprizentason di paziguador, e da-l kinzi minotu pa N fase enkuadramentu di tema.

Organizador sujeri ki dibati faseda na purtuges, oliás, dja e tenba el anunsiadu na “face Book”. Nu entantu, purmeru kusa ki moderador fase, kantu N toma palavra, e le un stratu di Jornal “Expresso das Ilhas” di 27/04/2011, undi ki ta fla:
— “na kongresu di Kuadrus di Diáspora realizadu resentimenti na Mindelu, alguns kongresista apela pa proibidu uzu di lingua kabuverdianu na trabalhus di Kongresu ku alegason ma so purtuges ki e língua ofisial”.

22 de julho de 2011

Bethany Hamilton - lição de Vida



Oito anos se passaram desde que a havaiana Bethany Hamilton sofreu o acidente que mudou sua vida.
GO-SURF-BLOG-Bethany-Hamilton-SOUL-SURFER

Em 31 de outubro de 2003, Bethany foi surfar junto com a família Blanchard – Alana, pai e irmão – em Tunnels Beach, no Kauai. Durante a sessão, foi atacada por um tubarão tigre enquanto estava deitada em sua prancha. A então adolescenteperdeu o braço esquerdo e mais de 60% de seu sangue.

Parecia o fim de uma carreira promissora. Mas, incrivelmente ela deu a volta por cima e um mês depois do ataque já estava de volta ao mar.
Um ano depois Hamilton já estava competindo e em poucos meses venceu o seuprimeiro título nacional. Daí para frente não parou mais. Em 2007, Bethany realizou seu sonho ao tornar-se surfista profissional e virou presença garantida nos campeonatos da ASP. Por pouco não se classificou para o Word Tour deste ano.

Essa história deu origem ao filme “Soul Surfer” , A obra é baseada na biografia de Hamilton, que leva o mesmo nome do filme, e contará a história de vida da surfista. O elenco é formado Anna Sophia Robb, Dennis Quaid, Helen Hunt e Carrie Underwood.
TRAILLER
MY STORY
TSB-22 de Julho de 2011

12 de julho de 2011

Desfile de trajes Africanos, festa do 36º aniversario da independência de Cabo Verde



Apresentador  Herito Dery 

A Família...viva Cabo Verde

Elizabeth Barradas

Elda Brito-Modelo e estilista

Ana Borges- maquiadora




6 de julho de 2011

II Tertúlia Crioula Setubalense- TCS

Enquadrado nas actividades comemorativas do 36.º aniversario da independencia de Cabo Verde, na nossa proxima tertulia no dia 16 de julho vamos falar sobre a oficaialização do crioulo e o impacto na sociedades caboverdina.

Existem em Cabo Verde  duas línguas nacionais: o Crioulo e o Português. Só o Português ganhou o estatuto de língua oficial. Para o Crioulo, considerado por muitos como um “Português mal falado” ou, na melhor das hipóteses, um “dialecto” do Português, foi anunciada para breve um novo estatuto: o de “lingua de ensino e da administração”.

Os caboverdianos tem que ter a consciencia de que falam duas linguas bem diferenciadas, ambas legítimas e de igual valor, e que a lingua crioula não só não deve ser escondida , deve tambem ser desenvolvida. A  oficialização de criolo devide os caboverdianos,  pode reunir um mínimo consensual, mas não consegue a unanimidade das vontades públicas porque os pontos de discordância são muitos e variados.

Crioulo é uma criação original dos cabo-verdianos, cuja origem, evolução e consolidação têm a história que todos nós conhecemos. Não se pode ignorar o seu enraizamento na cultura cabo-verdiana nem a autenticidade com que ele se entretece na alma cabo-verdiana.

Thiago Barros